allTV – #TVdaInternet

Assista ao vivo
dinheiro017 copy

BC eleva juro básico pela quarta vez seguida e taxa vai a 12,75% ao ano

O Banco Central confirmou as apostas e elevou nesta quarta-feira (4) a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual, para 12,75% ao ano. Foi a quarta alta seguida da taxa. Com a elevação, a Selic passa a ter seu maior valor desde janeiro de 2009.

A alta era a aposta de 59 dos 63 economistas ouvidos em pesquisa da Bloomberg. Os outros quatro viam aumento de 0,25 ponto percentual, a 12,5%.

A inflação resistente, que deve ganhar força após a recente paralisação de caminhoneiros e depois de reajustes em energia, transporte e combustíveis aprovados no início deste ano, é citada por analistas como o principal balizador para a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária).

O IPCA (índice oficial de inflação) acumula avanço de 7,14% até janeiro, acima do teto da meta do governo, que é de 6,5%.

O último boletim Focus, do Banco Central, mostrou que a perspectiva de alta do IPCA neste ano subiu novamente, para 7,47% em 2015, acima da faixa superior da meta do governo, de 4,5% com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos. Para 2016, a projeção é de 5,50%.

Após a reunião desta quarta, Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho do Brasil, acredita em aumento de 0,25 ponto percentual em abril.

“O BC deve deixar a porta aberta para nova alta por causa da questão fiscal. Joaquim Levy [ministro da Fazenda] tem anunciado medidas importantes na tentativa de colocar as contas públicas em uma trajetória sustentável para evitar perda de grau de investimento do Brasil [selo de bom mercado para se investir]”, diz.

(fontem Em Tempo)

nenhum comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail nunca será publicado.